31/10/2014

It Girl de grife não me representa e nem me ensina nada!

Amoo Moda!
Não como fonte de consumo, mas sim como retrato de uma sociedade e forma de expressão.
Então inevitavelmente acesso conteúdo que deveriam falar sobre moda e que na realidade focam somente no consumo.
Todo dia recebemos enxurradas de imagens, notícias e etc de "it gilr´s" falando quanto tem disso, quanto tem daquilo, o que ainda não compraram, em uma competição insana e boba pra ver quem tem o maior e mais desejado closet.
Sério que isso é interessante ?
Sinceramente acho um tédio!
Você saber se vestir bem com 2 mil peças, assessoria de estilo das lojas e sem enfrentar o dia-a-dia é fácil.
Quero ver a Tássia usar aquelas roupas pra ir trabalhar de metrô!
Será que a Heleninha Bordon consegue montar uma produção completa com metade de um salário mínimo?
Cada dia compro menos revistas ... e procuro mais blog´s por que as revistas atuais não me representam, nunca na minha vida vou pagar mil reais por um casaco.

Quer conhecer uma blogueira de moda, que pode te ensinar algo realmente útil?
Conheça a Caroline do un-fancy.com.


Seus looks diários são criados com as peças de seu guarda-roupas cápsula de 37 pecas por estação.
Sapatos, bolsas e acessórios inclusos.


Ela até cita o nome das marcas, mas isso é o menos importante.
O importante é o corte, estilo e material.
Vale a pena conhecer esta it-girl, por que aqui sim, você vai aprender algo. 






30/10/2014

Culinária vapt-vupt - Peixe congelado

Como uma boa dona de casa "nada" perfeita, tem dias que tenho que fazer milagre.
Mas já tenho meus truques.
Quando está muito calor procuro soluções vapt-vupt, saudáveis e que não "pesem"
Por isso sempre tenho peixe no congelador.
Quer conhecer uma receita que fica pronta em menos de 30 minutos e nem precisa descongelar com antecedência?
Peixe com batatas:


Dá pra fazer um peixe cozido com batatas usando o peixe congelado mesmo.


Pra isso vamos precisar de batatas, tomate e limão.
Se quiser acrescentar outro legume como pimentão, cenoura... fica à vontade.

Primeiro refogue o tomate com alho (de potinho mesmo kkk) e um pouco de azeite.


Descasque e corte as batatas em rodelas.


Coloque as batatas distribuídas no fundo.


E o peixe congelado mesmo por cima.


Por cima de tudo ..limão espremido com um pouco de água e temperos (sal/pimenta e ervas)


Tampe e deixe cozinhar até secar o caldo e as batatas ficarem macias.
Leva mais ou menos de 30 a 40 minutos.
Acho que o truque é que o peixe cozinha bem mais rápido que as batatas, mas como ele está congelado,  eles chegam ao ponto juntos.
Se o caldo acabar e as batatas não estiverem no ponto coloque um pouquinho de água e deixe ele cozer mais um pouco. 


Servi com arroz branco e brócolis refogado com bacon.
Este brócolis aliás, é outra dica pra "simplificar a vida", ele também é congelado, basta colocar em água quente por alguns minutinhos e depois refogar com alho e bacon.
Fica leve... é saudável e prático.
Assim nossas noites de verão terminam com ótimos jantares em família.

29/10/2014

Ferramenta de organização - Barras extensíveis

Lembra que falei aqui sobre ferramentas de organização?
Então : elas podem ser objetos que ajudem a organizar ou métodos, como o Flylady que estamos começando a conhecer.
Hoje vou falar de uma ferramenta que pode mudar a configuração da sua casa e facilitar muito a sua vida.
As barras extensíveis,
Sim, aquelas de cortina que compramos por menos de 20 dindin por aí.
Você já pensou em usá-las para :


Organizar seus produtos de limpeza embaixo da pia?


Uma ótima ideia para maximizar espaço.
Você pode adotar na cozinha e no banheiro.

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Criar um arquivo de pastas suspensas?


Assim qualquer armário pode organizar seus documentos.
Você pode adotar a mesma lógica para acomodar tecidos, usando somente o suporte das pastas.

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Organizar suas formas de bolo?


Facilitando muito o acesso e evitando que elas deformem.
Amei esta idéia.

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Segurar as tampas na gaveta de panelas?


Outra idéia fabulosa, além de facilitar o acesso, protege suas tampas de vidro.

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Organizar fitas?


Nunca mais elas vão "embolar" se você guardá-las assim.
O manuseio fica super otimizado.

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Criar uma super sapateira naquele cantinho com um pilar?


Quem disse que precisamos de uma sapateira planejada pra termos as coisas em ordem?

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Barra organizadora de cozinha?


Sem quebra-quebra, que é a melhor parte.

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Suporte de hortinha na janela?


Quem disse que não tem espaço pra uma, já arrumou a solução.

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E aí, quando você vai no Homecenter compra as suas?
Depois me conte.

Imagens Daqui.

28/10/2014

Simplifique ! - Guarda-roupa inteligente

Você já ficou parada na frente do seu guarda-roupas/closet pensando : ... não tenho o que vestir...
Ou torceu o nariz pro cheirinho de mofo/guardado dele.
Ou não acha "aquela calça" no meio de um monte de roupas abarrotadas.
Ou tem peças lindas, mas nada combina com nada.
Qual o seu problema ?
Consumismo!



Isso mesmo cara amiga...
O que complica nossa vida é ter coisas demais, sem o menor planejamento.
Eu sei por experiência própria ! Eu era assim!
A solução : desapego / organização e planejamento.

E quem vos fala é uma bagunceira crônica, então, se eu consigo, imagine você.

Segue a "receitinha do bolo":


1 - Desapegue :
Tire tuuudoooo do guarda-roupa.
Tudo o que estiver velho/manchado/rasgado e etc : LIXO!
Você não usa a mais de 1 ano, mas está em bom estado : DOAÇÃO!
Sem chororô... se em 365 dias não achou ocasião, você não vai usar.
Peças que estão aguardando dieta ou tem valor sentimental também devem ir pra doação. Sei que é meio radical, mas são só objetos...
Ah ... a regra vale pra acessórios também!


2- Organize
Sobrou alguma coisa ?? kkk
Se quiser dar uma paradinha para um chá de camomila, vou entender.
Mas nada de fazer repescagem nas sacolas de desapego, hem!
Agora você vai pegar peça por peça e montar 5 combinações com ela, pode ser mentalmente, ou se não tiver muita certeza te aconselho a provar.
Isso vale pra acessório também!
Se alguma das peças não passou no teste ou foi aprovada parcialmente não precisa se desfazer, afinal dinheiro não dá em árvore! kkk
Mas vale analisar, se ela DEVE fazer parte do seu guarda-roupas.
E isso nos leva pra terceira parte da receitinha



3- Planeje
Essa é a parte mais demorada.
Pode guardar tudo que sobrou no armário e dê uma parada para estudos.
Isso, amiga, estudo!
Pegue livros de estilo, dê uma navegada em sites, pinterest, olhe no espelho.
Descubra o que fica bem no seu tipo físico e monte uma listinha de peças imprescindíveis.
Depois compare a listinha com o que você já tem no seu closet.

Pronto!
Você acaba de montar sua estratégia de compras para os próximos meses ou anos.
Como você só vai comprar o que fica bem em você, dentro da regrinha que tem combinar com 5 peças que você já tem (no caso de roupas não vale usar como item combináveis os acessórios) e dentro do seu check-list, vai acumular muito menos e economizar o seu din-din.

Resultado:
Você vai ter sempre o que vestir...
O guarda-roupas não vai estar abarrotado e por isso o ar vai circular e as roupas permanecerão cheirosas.
Como só vai ter o essencial, aquela calça vai estar sempre a mão.
E como tudo em dia, você vai estar sempre linda e arrumada.

20/10/2014

Você conhece o método Flylady ? - O conceito


Tudo que americano inventa é melhor?
Nem tudo!
Mas tem muitas idéias americanas boas, que podemos usar como inspiração.
O método de organização Flylady é um destes casos.
Ele foi criado para nos ajudar a cuidar da casa sozinha sem ficar sobrecarregada.
A formula :  determinação, disciplina e, principalmente, rotina regrada.
. Quem diz isso é a americana Marla Cilley, que desenvolveu um sistema de organização e limpeza chamado FlyLady (finally loving yourself, que significa "finalmente amando você mesma"). 

Como funciona:

Regra 1 : Deixe sua pia da cozinha sempre limpa:

De acordo com o FlyLady é o passo mais importante. Lavar a louça e deixar a cozinha arrumada é o ponto de partida para você organizar sua vida!

2. Estabeleça uma rotina matinal:

Arrume a cama, penteie o cabelo, vista roupas confortáveis e tênis (nada de chinelo!). Seu cérebro tem que entender que você está pronta para trabalhar! Ponha roupa na máquina de lavar antes do café da manhã. E, antes de entrar no chuveiro, dê uma geral no banheiro. Coisa rápida, viu?

3. Cronometre tudo:

Sabe aquele marcador de tempo que você usa para fazer bolo? Pegue-o! Se não tiver, pode usar o celular ou o despertador. Estipule uma meta: toda tarefa tem que ser feita em 15 minutos. Parece pouco, mas você vai ver quanta coisa dá pra fazer nesse tempo.

4. Esqueça a preguiça:

Nunca deixe nada para o dia seguinte!

5. Prepare a geladeira:

Sempre limpe no dia anterior às compras. Ela estará vazia e ficará pronta para receber os alimentos fresquinhos.

6. Otimize seu tempo:

Anote o aniversário de parentes e amigos na agenda. Escolha um dia do mês (próximo do pagamento), almoce mais rápido e passe na lojinha perto do trabalho para comprar os presentes de todos os aniversariantes do mês.
Ou faça algum mimo para os aniversariantes do mês como cookies e cupcakes (olha a crise amigas!).

7. Monte uma rede de serviços:

Tenha telefones de tudo o que for delivery: supermercado, farmácia, gás... Isso facilita a vida na correria. Muitos não cobram taxa e levam até máquina de débito. Fácil assim!

8. Faça pausas:

Sempre que somar 45 minutos de atividades, pare 15 para um lanche, ir ao banheiro e descansar, claro.

9. Pratique o desapego:

Para se organizar, é preciso desatralhar o lar! Pegue três caixas (uma para guardar, outra doar e a terceira para lixo) e separe tudo o que está jogado pela casa (sapatos na sala, brinquedos no corredor...). Você tem 15 minutos para recolher tudo! Isso vai mudar a energia do ambiente. E determine onde você irá guardar suas coisas de acordo com a quantidade de vezes que as usa.

10. Faça cada atividade destas uma vez por semana:

Lavar as roupas (um dia só para roupa de cama e toalhas, outro para roupas claras...), trocar as roupas de cama, trocar toalhas, tapetes e panos de prato.

11. Divida a sua casa em cinco zonas:

Depois de se livrar de toda a bagunça, é hora da limpeza detalhada: dedique um dia da semana só para um canto da casa.
 Utilize o despertador para cronometrar 15 minutos!
Seguindo isso, a faxina diária fica bico!

12. Faça um diário:

Pegue um caderno, um fichário ou uma agenda para anotar tudo: rotina, listas, cronogramas, cardápios, contas...

13. Crie uma rotina no trabalho:

Chegue mais cedo para ver e-mails, ler notícias, fazer ligações pessoais. Volte 10 minutos mais cedo do almoço para dar uma olhada no seu site favorito. Antes de sair, arrume a mesa e liste suas obrigações futuras.

14. Prepare um cardápio mensal:

Durante um mês, anote tudo o que você prepara para as refeições. Depois monte seu cardápio mensal. Assim, você faz uma lista de compras planejada e economiza tempo e dinheiro na hora de ir ao supermercado. Bom, né?

15. Tenha uma rotina à noite:

Quando chegar em casa troque de roupa e coloque seu tênis. Seu cérebro precisa saber que novamente as coisas mudaram. Ajude as crianças com as coisas da escola (lanche, dever e uniforme) e curta o maridão. 
Depois do jantar, deixe a pia vazia e limpa. 
Tire o lixo, regue as plantas, cuide do pet. Arrume a mesa para o café da manhã e faça a lista de tarefas do dia seguinte. Tome um banho bem gostoso e boa noite!

Aproveite o fim de semana

A casa estará limpa e você, linda! Faça apenas a limpeza de emergência se pintar uma visita
. Divirta-se com a família!


17/10/2014

Hackeando - Deixando de lado as necessidades falsas



Nossas vidas estão cheias de coisas que precisamos fazer. Até que olhar um pouco mais de perto essas necessidades.

Pense sobre o que precisa de você pode ter: a necessidade de verificar seu e-mail a cada 15 minutos, ou esvaziar a caixa de entrada ou ler todos os seus blogs, ou manter algo perfeitamente puro, ou ir vestida para trabalhar na última moda?
 A necessidade de atormentar constantemente seus filhos sobre as coisas, ou controlar seus colegas de trabalho, ou encontrar-se com todos aqueles que desejam uma reunião, ou ser mais rica e mais rica, ou possuir um bom carro.

Onde é que esses tipos de necessidades vem? Eles são completamente inventadas.

Às vezes, as necessidades são criadas pela sociedade: a indústria você está dentro exige que você trabalhe até 09:00 ou vestido em ternos impecáveis.Seu bairro tem certos padrões e se você não tem um gramado impecável e dois BMW s na entrada da garagem, você vai ser julgado. Se você não tem o mais recente iPhone, você não vai ter o seu cred geek ou símbolo do status, e você vai ficar com ciúmes de quem faz.

Às vezes, as necessidades são feitos por nós mesmos: nós sentimos o desejo de verificar os nossos e-mails ou RSS feeds de notícias ou sites ou mensagens de texto ou contas de Twitter constantemente, mesmo que não haja consequências sociais ou de trabalho negativas se não acompanhá-los . Queremos uma cama perfeitamente composta, mesmo que ninguém mais se importe. Queremos criar uma lista de objetivos na vida ou para o ano e alcançar cada um deles, mesmo que nada de ruim vai acontecer, se não conseguirmos a maioria deles.

Qualquer um destes tipos de necessidades confeccionadas podem ser eliminadas. Tudo o que precisamos é a vontade de deixar ir.

Examine uma das suas necessidades inventadas, e pergunte-se porque é uma necessidade tão importante.
 Pergunte o que aconteceria se você as deixasse.
Será que você ter mais tempo livre e mais espaço para se concentrar e criar, ou menos estresse e menos coisas para cuidar a cada dia não seria melhor?

Estas necessidades que são criadas pelo medo ou o querer ser melhor que o outro.
 Enfrentar os medos, e dar-se um pouco de um  período experimental.
Ignorar a  necessidade, por apenas uma hora, ou um dia. Apenas por uma semana. Se nada de ruim acontecer, estende  seu  julgamento, e, lentamente, desta forma você vai descobrir que a necessidade não era uma necessidade em tudo.

Você pode deixá-la ir, e, deixando de ir, você está libertando-se.

*** Hackeando é a copilação de um texto inspirado, que reflete a missão e ideais do blog. O original deste texto, em inglês, você encontra em mnmlist.com

10/10/2014

Hackeando - As 24 horas do dia

Nós todos sabemos que existem apenas 24 horas durante o dia. Quantos deles você quer passar ...
  1. ... À procura de coisas que você precisa, mas não pode encontrar entre as suas coisas em excesso.
  2. ... À procura de coisas que você não sabe por que tem.
  3. ... Escolhendo o que usar ou vestir entre um excesso de coisas.
  4. ... Movendo as coisas, para limpar a sua casa.
  5. ... Correndo como uma louca com a  limpeza cada vez que alguém vem à sua casa para uma visita breve ou longa.
  6. Espanando ... bugigangas que nem sequer são tão especiais assim para você.
  7. ... Lutando para que as coisas se encaixem, em uma casa que não tem espaço adequado para acomodá-las.
  8. ... Comprando mais coisas para enfiar em algum lugar apenas para ter a emoção de ter algo novo.
  9. ... Sentindo vergonha da aparência da sua casa.
  10. Procrastinando ... sobre fazer algo a respeito.
Em que você poderia gastar o seu precioso tempo fazendo, em vez disso?
  1. Relaxando.
  2. Sentindo-se menos estressada.
  3. Passando o tempo com amigos e entes queridos.
  4. Criando coisas bonitas.
  5. Exercitando-se.
  6. Vivendo na certeza de que qualquer um pode chegar e sua casa vai estar arrumada e convidativa.
  7. Aproveitando algum tempo na natureza, um passeio pela praia, caminhadas ou assistindo seu jardim crescer.
  8. Sendo voluntario em sua comunidade, isso pode ser muito gratificante.
  9. Tendo mais tempo para se concentrar intensamente em uma tarefa de cada vez para que você obtenha o melhor resultado
  10. Curtindo sua casa!
Pode demorar para você conseguir destralhar a Lista A e organizar sua casa para conseguir Lista B, mas vai valer totalmente pena.
*** Hackeando é a copilação de um texto inspirado, que reflete a missão e ideais do blog. O original deste texto, em inglês, você encontra em www.365lessthings.com.

09/10/2014

Simplificando - Cozinhas

Hoje o post não é pra criticar.
As 3 cozinhas que vou mostrar são lindíssimas.
A diferença entre elas, além do estilo é quanto tempo você vai gastar na manutenção delas.
Você pensou nisso quando decorou/montou a sua casa?
Normalmente focamos no estilo, nas cores, mas será que pensamos na manutenção?


A primeira cozinha tem estilo shabby chic. 
Ela é linda, clara , super romântica.
Com certeza ocupou muito tempo dos proprietários para montar com peças exclusivas e customizadas.
Mas precisa ter muito tempo e habilidade para mantê-la impecável, devido seus inúmeros enfeites,
Imagine lavar esta toalha de renda, à mão para não estragar, toda semana, como é necessário em uma casa com um fluxo normal.
Tem que ter o mais potentes dos exaustores pra não engordurar as inúmeras porcelanas.
Já pensou na manutenção deste lustre de cristal?
Outro ponto, a maior parte dos objetos que ocupam a bancada não tem função real no dia-a-dia da cozinha, portanto, seu precioso espaço para cozinhar será mínimo.
Resumindo: lindo, mas pouco funcional e com muuuita manutenção.


A segunda cozinha tem estilo retrô.
É uma graça e muito mais funcional.
Prateleiras organizam os utensílios para fácil acesso.
Nas bancadas somente os objetos do dia-a-dia.
Amei a lousa na porta e a mesinha de café desmontável.
Essa com certeza, seria uma opção para minha casa.
Mas tem vários pontos a melhorar:
Bancadas de madeira não são muito higiênicas.
Objetos em prateleira exigem limpeza constante e o fogão não tem exaustor.
O chão é de madeira... então não dá pra lavar, portanto nada prático.
Se você cozinha pouco, não come fritura e tem tempo pra cuidar da casa com calma, pode ser esta a sua opção.



A terceira opção é a mais planejada, talvez a mais cara, contudo a com menos manutenção.
Lindíssima, com um toque de design e super aconchegante.
Quem disse que moderno tem que ser frio?
Bancada de quartzo, não mancha, manutenção facílima.
Piso sem emendas, lavou tá novo!
Armários sem detalhes, superfícies super fáceis de limpar.
Na bancada só o essencial.
Amei o conjunto de luminárias diferentes.
As paredes pintadas com tinta à óleo são laváveis e qualquer coisa é só retocar... muito menos trabalho do que azulejo e seus muito rejuntes.
Tem defeito?
Sim! Um exaustor ia ajudar né!
Afinal todo mundo gosta de bife com batata frita.
E aí? Me conta: como você decidiu a sua cozinha?
Logo, logo mostro a minha.
Até mais!

08/10/2014

Será que preciso mesmo? - Esmaltes



Dei uma pesquisada por aí e um vidrinho de esmalte dura, mais ou menos, 10 aplicações com 2 demãos generosas.
Isso para pintar as unhas das mãos.
Para calcular pés+mãos calcule 2 aplicações.
Se um ano tem 52 semanas e você faz as unhas das mãos toda semana e a dos pés a cada 15 dias, então em um ano vai precisar de 78 aplicações, correto?
Então em um ano inteirinho você consegue, NO MÁXIMO, usar 8 vidrinhos de esmalte.
Se você for no salão e só de vez em quando fizer em casa deve precisar da metade.
Amiga, então por que temos mais do que isso?
Vira e mexe vemos por aí meninas que tem coleção de esmalte... muitas vezes com centenas de vidrinhos!
Será que precisa mesmo?
Um esmalte dura, fechado, 2 anos e depois de aberto no máximo 6 meses.
Se você consegue usar no máximo 8 o ano todo e tem 50, vão estragar 42, a um custo de 3 reais, são 126 dindin jogado fora!
Agora, se for esmalte chic... destes de 30 dindin ou mais... são 1260,00!!!
Praticamente uma viagem de férias!
Tá decidido... como quase só uso base, vou me permitir no máaaximo 4 cores variadas + a minha base favorita.
O que já tenho vou usar ou até desapegar/descartar quando for o caso.
Mas de agora em diante, só compro uma cor nova quando algum vidrinho do meu "quarteto color" esvaziar.

07/10/2014

O poder dos 5 minutos


A falta de tempo é apontada com a principal causa dos nossos problemas na organização da nossa casa.
Mas algum dia você parou pra pensar o que você pode fazer em míseros 5 minutos?
Por exemplo:


1. Abrir as cortinas, janelas e portas para arejar a casa.
2. Retirar a mesa do café e guardar tudo !
3. Juntar a roupa suja, separar uma categoria e colocar na máquina para lavar.
4. Arrumar uma cama.
5. Pregar um botão.
6. Guardar roupas que estão fora do lugar.
7. Arrumar o que a vista alcança no quarto.
8. Arrumar uma gaveta.
9. Guardar tudo que está no sofá da sala e arrumar as almofadas.
10. Recolher, separar e guardar 10 pares de meias em seus devidos lugares.
11. Guardar papéis que estão sobre a mesa de trabalho.
12. Arrumar a gaveta de talheres.
13. Lavar a louça do café.
14. Retirar o lixo dos banheiros e da casa e levar à lixeira.
15. Estender toalhas de banho e de rosto.
16. Colocar para descongelar os ingredientes da próxima refeição 
17. Guardar a louça do café.
18. Lavar itens que irão para o lixo reciclável e acondicionar na lixeira adequada.
19. Guardar sapatos e calçados nos devidos lugares.
20. Arrumar a gaveta da mesa de trabalho.
21. Fazer uma lista de compras.
22. Passar pano no chão.
23. Organizar as cadeiras em seus devidos lugares.
24. Passar um pano com alcool na mesa (jantar ou office)
25. Esvaziar a bolsa, separar papéis e guardar.
26. Lavar os pratos.
27. Varrer a cozinha .
28. Guardar a roupa passada.
29. Fazer um chá.
30. Fazer uma limpeza rápida no banheiro.
31. Regar as plantas
32. Recolher a roupa e guardar as que não serão passadas.
33. Lavar o rosto e passar protetor solar.
34. Dar aquele telefonema, marcando algo que adiou.
35. Passar um pano com multiuso nos eletroportáteis da cozinha.
36. Fazer uma limpeza rápida no microondas.
37. Arrumar o armario de potes plásticos.
38. Revisar as compras do dia/semana antes de sair.
39. Conferir se a mochila do filhote está ok e repor o necessário.
40. Checar a previsão do tempo antes de sair.

Então, se sobrar 5 minutinhos entre um compromisso e outro... ou se você estiver um pouco adiantada antes de sair, aproveite seu tempo.
Tenho certeza que vai fazer muita diferença na organização do seu dia-a-dia e vai te cansar pouco.

Estou testando a algum tempo e está super funcionando comigo.
Se tenho só 5 minutos, no lugar de me estressar, arrumo algo e vou embora tranquila.
Não resolve, mas melhora muito.
Perseverança sempre!

06/10/2014

Reeditando - Dicas para donas de casa nada perfeitas - PRIMAVERA

Meninas ... vocês estão cansadas de saber que não sou, nem de perto, uma boa dona de casa.
E me orgulho muuuito disso! kkk
Mas esse costume "americano" de uma faxina de primavera é muito legal.
Não necessariamente uma faxina e sim uma série de providencias que podem ajudar no dia-a-dia e no futuro.
Não temos neve ... e não vivemos reclusos, como quem mora no hemisfério norte.
E também limpamos nossas casas todo dia um pouquinho ... 
Mas acho legal aproveitar a primavera para:
  • Lavar tudo o que não vamos usar no calor e embalar a vácuo. Então aproveite o sol e lave os cobertores mais pesados, cachecóis, blusas pesadas, luvas, toucas, edredons extras... Se guardar bem limpinho e sem ar, não vai ficar estressada de usar algo cheirando mofo quando o frio voltar.
Até por que normalmente quando o frio volta o tempo está ruim e não tem como lavar nada.
Mas não precisa comprar embalagens caras à vácuo ... um saco de lixo resistente já dá conta do recado.
Se não souber como fazer, a Cristina Papazian ensina direitinho neste vídeo:




  • Outra coisa ... guarde os utensílios de cozinha que só usamos no frio em um lugar mais inacessível . Como por exemplo aparelhos de fondue ... lave/seque e embale com filme plástico ... assim a gordura não gruda nele nos próximos 6 meses.
  • O mesmo com aquecedor elétrico, deixe ele em um lugar que não atrapalhe já que você não vai usar.
  • Faça o contrário com os ventiladores e climatizadores...
    Aliás você já deu uma faxina nos seus ? Por que eles tem que estar limpinhos pra quando estiver quente... se não vai ser um "espalha pó" e não "um espanta calor". kkkk

  • Pense também se não é hora de dar um descanso pros tapetes mais pesados ... se for o caso ... limpeza neles e depois os guarde beem embalados.
  • Confira o seus utensílios de geladeira como forminhas de gelo e garrafas de água ... por que não sentimos falta de gelados no frio ... mas quando o calorão chegar é bom que se tenha um estoque suficiente na geladeira.
  • Inclua na sua lista de compras sobremesas leves como gelatinas, sagús, pudins, flans... afinal as crianças ficam loucas por coisas gostosas e se elas tiverem muita água na composição melhor!



  • Aproveite pra organizar as roupas da família ... tire tudo que não vai usar e coloque em evidência as roupas mais frescas. Eu sempre aproveito pra fazer um "cata" na gaveta do Gabriel ... calças pro fundo da gaveta e bermudas na frente , o que não serve mais vai pra doação.
  • Use essa organização pra conferir como estão os calçados de verão do filhote ... será que o chinelo ainda serve... e como estão as sandálias?


  • Veja também se as roupas de banho ainda servem . Já pensou descobrir que o biquíni está pequeno ou grande na hora de sair pra pegar uma piscina ou de almoçar na praia ?
    Então aproveite o domingo e faça todo mundo experimentar, assim você já monta uma listinha do que tem que comprar.
Claro que não é a melhor época pra comprar roupa de banho ... não vai estar barato ... mas no máximo você vai comprar um conjunto pra você e as sungas dos meninos ... não dá pra ir a falência com 3 peças (e ainda dá comprar o último modelo) .


Por último ... como anda seu quintal? Ficar lá fora é uma delícia no calor ... então que tal um carinho com a parte externa da casa ... uma pinturinha mesmo que de cal ... que tal uma rede nova ... uma luminária ... depois me chama pra um chá gelado tá?

03/10/2014

Ferramenta de organização - Método Pomodoro

No último post disse que o próximo assunto era "como fazer" o  Destralhe.
Apesar das aparências, eu não estou mudando de assunto.
Pra um destralhe eficiente e sem stress, sempre uso como ferramenta de organização o Metódo Pomodoro.

Ele é basicamente um timer... isso mesmo!
Nada mais que um cronometro regressivo, destes de cozinha.
O nome Pomodoro, por que o timer tem formato de tomate! kkk



Sua principal funcão é impedir que eu me distraia.
Sim, eu tenho problemas de foco!
Porém se estabeleço que por X tempo vou fazer alguma coisa e sei que isso será computado, consigo dar total atenção ao que faço e sei que findo este prazo estou livre.
Pode parecer antagônico, mas saber que minha concentração tem um prazo me deixa muito motivada.
De posse desta ferramente revolucionária : o timer, podemos dar inicio ao destralhe.


Como proceder?
Da forma mais simples possível : todo noite ajusto 15 minutos e vou destralhar uma área.
Importante: só por 15 minuto!
Sempre faça uma parte que vai conseguir finalizar a tempo.
Não caia na tentação de colocar o guarda-roupas todo fora!
É muito melhor optar por uma gaveta, por exemplo.
Você termina o que começou e não gera mais bagunça.
Uma pouco todo dia é muito mais que um monte só uma vez, afinal ... em um ano serão 91 horas de destralhe!
E aí quando você vai começar?

02/10/2014

Destralhar - Passo 1 : Definição


A regra número 1 de organização é que : não dá pra organizar tralha.
Repita comigo:
"NÃO DÁ PRA ORGANIZAR TRALHA"


Por definição destralhar é se desfazer da tralha.
Mas o que você considera tralha ? Só lixo é tralha?
Pra mim sinceramente, tralha é tudo que não tem função usual na minha vida.
Mas o que é tralha pra uns, pode não ser pra outros. 
Um livro parado, que já li e não irei reler é tralha. Na biblioteca ele será ouro, pra um amigo querido ele será um mimo. Mas parado em uma prateleira na minha casa, juntando pó, ele é tralha.
Tudo que você acumula e não te dá um retorno, é tralha.
Até um carro parado, gerando só custos e desgaste, é tralha, acredita!!???

Se livrar da tralha, não quer dizer "jogar fora", além do lixo, recliclagem e doação, você pode vender e usar o que arrecadar em algo realmente importante.

Ahhh, coleções, também não são tralha, quando organizadas de forma realmente consciente e profissional.
Mas não vale se enganar! Um monte de coisas jogadas não é um coleção.


Só por que você tem várias canecas, você não é colecionador.

O colecionador tem critério, cuidado, organização, pesquisa. Enfim gasta muito do seu tempo com esse hobby.


Critério e carinho não é sinônimo de grandes investimentos.
Exemplo é essa coleção linda, mega organizada de forma simples e charmosa.

Olhe em volta e ache o que é útil e o que é tralha.
Achou a tralha ?
No próximo post: como destralhar.
Até lá.

01/10/2014

Simplificar a vida - Como funciona ...


Simplificar não é, para mim, uma decisão radical.
O Simplifica não será um blog sobre minimalismo, mesmo eu considerando este estilo de vida muito inteligente.
Mas é quase impossível uma acumuladora, rainha da bagunça, como eu, virar uma pessoa minimalista super organizada do dia para noite.
Mas a forma como eu vivia, algum tempo atrás, estava me enlouquecendo e deteriorando minha vida, saúde e relacionamentos.
Acredite: Simplificar sua vida é a única saída para uma existência saudável e produtiva.
Os passos para este caminho são:

  • Destralhe.
  • Perseverança.
  • Conhecer suas limitações.
  • Criar rotinas.
  • Usar ferramentas de organização.
  • Cuidar dos valores que importam.



Durante a semana vou detalhando, exemplificando o passo a passo.
Assim, vocês vão namorando um pouquinho este caminho em busca da simplicidade.

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