10/03/2015

Simplificando as refeições

Somos o que comemos.
Não preciso nem explicar então, o por que é tão importante um cardápio equilibrado.
Mas como fazer isso trabalhando 60 horas semanais?
Tenho alguns truques na busca de uma alimentação saudável para minha família.

 ** Monto um cardápio semanal **
Você pode fazer um quadro... ou como eu escrever em um post-it.
Simples assim, sem firula e prático.
No domingo analiso o que tenho na geladeira e decido o que vamos comer na semana.
Se precisar comprar algo já coloco na lista de compras do celular.

** Cozinho para um batalhão e congelo em porções **
Aproveito o mesmo domingo, quando estou mais tranquila para cozinhar para a semana.
Por exemplo, se decidi que vamos comer feijão, já cozinho 1 kilo inteiro e depois divido em porções para uma refeição e congelo sem temperar.
Assim quando for o dia daquela opção é só descongelar e temperar.
Faço isso também com legumes que não irei usar e que irão acabar estragando.
Então, se decidi que vamos comer beterraba na segunda, por exemplo, cozinho uma porção grande, separo a parte da refeição e o que sobrar coloco dividido em saquinhos.
Meu freezer fica uma "festa" de saquinhos e monto os outros cardápios baseado no que já tenho.
Aproveite também para fazer algumas sobremesas simples, como gelatina, pudim, flan e até pavê. 
Assim não comemos balas e chocolates.
** Panela de arroz **
Mudou a minha vida! kkk
Por que ela faz o serviço sozinha... 
Não preciso me preocupar em acompanhar, nem com medida de nada.
Nunca dá errado, o arroz fica soltinho e quentinho até a hora de servir.

** Pré-preparo de manhã para comer a noite **
OBS: Meu marido e filho almoçam na minha sogra e eu no trabalho, então só faço o jantar.
Na prática funciona assim.
Domingo já decidi o que vamos comer e cozinhei uma parte da comida.
Então na manhã, por exemplo, já sei que vamos jantar arroz+feijão+salada de alface + filé de frango.
Em 5 minutos eu :
* Coloco uma porção/pacote de feijão para descongelar na parte baixa da geladeira
* Enquanto isso o micro-ondas descongela o frango, que depois tempero e guardo na geladeira novamente para marinar.
* O alface já está lavado (pois faço isso quando compro) e armazenado seco na geladeira.


Quando chegar em casa a noite, abasteço minha panela de arroz em 2 minutos e deixo ela fazer seu milagre.
Depois tempero o feijão e deixo ele apurando.
Coloco os filés de frango para fritar em um fio de azeite.
E quando estiver quase tudo pronto, tempero a salada.
30 minutos contados no relógio.
O filhote coloca a mesa e o maridão decide a sobremesa.
Simples assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amooo comentários ... me faça feliz e deixe o seu.

sprintrade network